sábado, 22 de abril de 2017

Um novo estilo de vida!




Hoje vou fazer um post diferente que nada tem a ver com costuras, é sobre vida saudável!

No ínicio deste ano, ao ver um programa de televisão sobre alimentação saudável e a sua importância para vivermos melhor deu-se um "click" na minha cabeça, não sei porquê nunca tinha parado para pensar nisso, comia o que estava habituada a comer e pronto, nem questionava interiormente se seria bom ou mau para mim, mas de facto fiquei a pensar que muitos dos meus desconfortos digestivos podiam estar relacionados com a minha alimentação e que não era "normal" sentir o que sentia - inchaço abdominal, inflamação, irritabilidade, por vezes dor e cólicas, falta de energia, sonolência intensa após almoço, falta de concentração, não podia subir umas escadinhas que já ficava super cansada... enfim, uma desgraça porque não prestava atenção a mim mesma!

Comecei então a pesquisar muito, comprei livros, pesquisei na internet para saber mais sobre alimentação saudável, como a poderia trazer para a minha vida e o que se poderia ajustar melhor a mim, fui modificando aos poucos algumas coisas na minha alimentação, deixei de comer açucar refinado, cereais (trigo, centeio e cevada) e leite, comecei a beber pelo menos 1,5L de água por dia, a não comer mais depois do jantar, a incluir vegetais e legumes nas minhas refeições, a comer 2 conchas de sopa antes de almoçar ou jantar e a comer fruta todos os dias.

Só de modificar o meu pequeno almoço já senti uma diferença enoooorme!! O iogurte e o pão com queijo e fiambre que estava acostumada a comer foram substituidos por papas de aveia sem glúten, com leite de arroz e frutos vermelhos e meio abacate, ou panquecas de aveia com mel e frutos vermelhos, ou smoothie de frutas com sementes e bagas, enfim, vou variando! Comecei a acordar meia hora mais cedo para preparar o meu pequeno almoço e ter tempo para comer com calma - tenho energia para aguentar a manhã de trabalho sem sono, sem preguiça, com vontade de estar activa e sem fome nenhuma! Sinto-me mais leve, menos inchada (mas ainda não desapareceu totalmente, ainda estou a perceber quais alimentos me deixam mais inchada e quais são melhores para o meu corpo digerir), como bebo muito mais àgua do que antes, sinto a pele mais hidratada, pode ser coincidência mas noto menos queda de cabelo também, já não ando sonolenta durante o dia, durmo melhor e acordo antes do despertador tocar (durmo cerca de 8h) e ando mais bem disposta!

Isto é só um pequeno resumo, ainda ando a ler muito e a querer saber mais, até porque quero introduzir novos alimentos e quero saber mais de como os utilizar, experimentar receitas novas mas sempre saborosas, não quero ser infeliz a comer, eu gosto muito de comida boa, portanto a minha alimentação passou a ter de ser saudável e saborosa, para eu continuar entusiasmada!

Somos feitos daquilo que comemos e eu quero dar ao meu corpo coisas boas para ele ser feito de coisas boas e ser mais resistente e mais bonito!

Ás vezes são precisos alguns sustos para abrirmos os olhos e percebermos que só se vive uma vez, devemos fazer o melhor por nós para sermos felizes e é isso que quero fazer, o melhor por mim para ser feliz!

E eu sei, podia procurar profissionais qualificados para me ajudarem, mas para já, quero começar por mim mesma para ver como corre e como me sinto, não tenho nenhuma doença e estou bem de saúde, não quero emagrecer, apenas comer melhor, por isso para já vou continuar por mim mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário